Como tirar o Passaporte? Veja o passo a passo!

Lembre-se, antes de tirar o visto é necessário ter o passaporte em mãos. Saiba como solicitar o seu!

O Viagem na Lata sempre publica novidades sobre vistos, principalmente as novas medidas para solicitação de visto americano. Porém é muito importante lembrarmos que antes de efetuarmos qualquer solicitação de visto temos que ter o nosso passaporte em mãos, por isso vamos deixar aqui bem explicadinho o procedimento para aquisição do seu. 

Desde 2010 já está implantado em todo território brasileiro o ‘Passaporte Azul’ – passaporte comum padrão ICAO (International Civil Aviation Organization), porém algumas pessoas ainda possui o modelo antigo, padrão não-ICAO, que pode ser utilizado até o seu vencimento. Então segue abaixo o passo a passo para adquirir o seu passaporte nos novos padrões:

– Acesse o site do Departamento da Policia Federal (www.dpf.gov.br)
– Clique no link ‘Requerer Passaporte’
– Leia as informações e clique em ‘Emissão de Passaporte’
– Preencha todos os seus dados, no final digite o código de segurança e clique em confirmar

Após esse processo serão exibidos três botões

– Clique em ‘Gerar Protocolo’, para que o site apresente o seu registro de solicitação
– Clique em ‘Gerar GRU’ – para que o site gere o guia de pagamento da taxa
– Por fim, clique em ‘Fechar’

A GRU – Guia de Recolhimento da União é a taxa que dever ser paga para a concessão do passaporte. A data de vencimento deste documento deve ser respeitado e pode ser pago em qualquer banco. O valor da taxa para solicitação de um novo passaporte é de R$ 156,07, porém se você já possui um passaporte antigo (vencido ou não) e por algum motivo não puder apresentá-lo junto com a documentação exigida, será cobrado o dobro da taxa para a emissão do documento, ou seja, a taxa será de R$ 312,14.

Depois de pago é só comparecer em um dos postos da Policia Federal com toda a documentação exigida, GRU paga e o protocolo de solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário agendar uma data para entrrega, por isso antes de ir, verifique se é preciso agendar alguma data no site da policia federal.

Não esqueça que é obrigatória a presença do solicitante, mesmo menor de 18 anos, pois a coleta das digitais, assinatura e fotografias são realizadas no local. O passaporte só será entregue pessoalmente ao seu títular e o prazo de entrega é de no máximo seis dias úteis após a entrega dos documentos.

O prazo de validade de um passaporte é de até cinco anos, não há renovação ou prorrogação, se o seu passaporte está vencido é necessário dar entrada em uma nova solicitação e apresentar todos os documentos novamente.

Segue a lista dos documentos necessários para que já possa ir providenciando os seus:

  • Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
  • Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
  • O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.
  • Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.

Caso haja qualquer dúvida com o preenchimento dos formulários no site ou com o processo de requisição do passaporte, entre em contato pelo telefone 0800-978-2336 ou pelo e-mail css.serpro@serpro.gov.br.

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s