Novas medidas para entrada de espanhóis no Brasil

Na última segunda-feira, 2 de abril, as mesmas exigências feitas aos brasileiros na Espanha começam a valer para os turistas espanhóis no Brasil. Isso é chamado, pelos diplomatas, de “Princípio da Reciprocidade”.

Desde 2008 é grande o número de brasileiros que são barrados e até mesmo deportados do país Europeu. E o governo brasileiro tomou uma nova medida, não como uma barreira para a entrada dos turistas estrangeiros no Brasil, mas sim como uma forma de retratar e de fazer com que haja igualdade no tratamento. O governo ainda admite que as regras possam ser banidas se a Espanha tomar a mesma decisão.

As novas exigências requerem que, além do passaporte, os espanhóis apresentem passagem de ida e volta, reserva do hotel e/ou carta-convite para os casos de hospedagem em residência, comprovação de renda suficiente para custear o período de permanência no Brasil (sendo o valor mínimo exigido de R$ 170 diários). Nos casos de viagem a trabalho, comprovantes de atividades profissionais serão exigidos.

Cento e cinqüenta mil espanhóis visitaram o Brasil em 2010, e o Ministério do Turismo acredita que o número de estrangeiros não vai diminuir. Também em 2010, 1,6 mil brasileiros foram barrados com a alegação de que estavam tentando entrar ilegalmente para trabalhar sem visto na Europa. Após diversas negociações entre as embaixadas, o número de deportações diminuiu, porém ainda continua alto, com uma média de 140 pessoas por mês.

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Câmara, afirma que está disposto a fazer negociações e conversará com autoridades do governo brasileiro para firmar um acordo, para que ambos os países diminua as exigências de entrada dos estrangeiros. Essa medida trará benefícios tanto para o Brasil quanto para a Espanha.

“A Espanha está triste” afirmou o embaixador Manuel. A medida repercutiu nos fóruns dos jornais espanhóis, os europeus fizeram diversas reclamações, alguns até chamaram a medida de ‘racista’ e se referem ao Brasil de forma ofensiva. Segue abaixo o relato de um espanhol feito no jornal local, ABC.

 “Vamos colocar as cartas na mesa: quantos espanhóis vão ao Brasil de férias e (não) regressam para a Espanha? Quantos de nós cometem crimes em sua estadia no Brasil? Muito poucos. E o mesmo para os brasileiros aqui? Muitos. Me parece bom que o Brasil coloque restrições para quem for para lá de férias. Assim, eles se darão conta que o turismo de espanhóis deixa mais dinheiro do que os dos brasileiros”.

E você, brasileiro, o que acha da nova medida que o Brasil tomou em relação aos espanhóis? Deixe-nos um comentário e responda a enquete na nossa FanPage no Facebook, clicando aqui.

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s