Vou viajar, e o meu cãozinho?

Saiba como proceder para embarcar com seu animal de estimação no avião.

Olá, Viajantes!

O Viagem na Lata traz um post especial para o Dia Nacional do Animal, que é comemorado hoje! Vamos falar sobre transporte de animais em aviões.

Você programou aquela viagem maravilhosa com toda a família, o que inclui, também, seu bichinho de estimação. Ou está de mudança para outra cidade e quer levar o seu animalzinho junto. Mas não sabe o que fazer, o que é permitido, o que é proibido. Não se preocupe, o Viagem na Lata, separou aqui algumas informações importantes para você transportar seu animal em segurança.

Algumas normas podem variar de acordo com a companhia aérea, tipo de viagem e animal. Por isso, é sempre importante esclarecer todas as informações junto a companhia no momento da reserva.

Permissões e Restrições

É permitido, pelas companhias aéreas, o transporte de animais domésticos (cães e gatos) acomodados em um kennel, que pode ser adquirido em lojas de animais. O kennel deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, ser de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos e estar de acordo com as especificações de tamanho estabelecidas pela companhia aérea. E deve estar identificado com o nome, endereço e telefone do cliente.

Algumas companhias permitem o transporte do animal na cabine, junto ao passageiro ou despachado como carga, nesse caso, o animal viaja no compartimento de bagagens da aeronave. A Avianca, por exemplo, permite somente o transporte de animais na cabine, desde que o peso total do animal mais o kennel não ultrapasse 5 Kg. Já a Gol e Webjet permitem o transporte apenas no compartimento de cargas.

Também há restrições para transportes de animais em estado de prenhez (gravidez) ou que tenham passado por trabalho de parto nas últimas 48 horas. O mesmo para transporte de animais de espécies diferentes (cães e gatos). A Gol possui, ainda, restrições para o transporte de algumas raças. Consulte a lista no site da companhia. A Gol, Azul e Webjet não transportam animais menores de quatro meses.

Em todas as companhias é necessário consultar a disponibilidade de cada vôo e realizar a reserva com antecedência.

Pesos e taxas:

Veja o quadro com as informações de quantidade de animais permitidos por vôo, peso e dimensões do kennel, e taxas aplicadas pelas principais companhias aéreas nacionais.

Sedação

Não é obrigatório sedar o animal. Fica a critério do proprietário, que caso opte por sedá-lo deve procurar um veterinário de confiança para fazê-lo antes do vôo. Vale ressaltar que viagens longas podem ser estressantes para o animal, principalmente quando transportados no compartimento de bagagens, longe do dono. Converse com seu veterinário sobre as melhores alternativas para manter o animal calmo.

Documentação

Para transportar o animal, o proprietário deve providenciar a seguinte documentação:

Vôos nacionais:

  • Certificado de vacinação anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, tipo de vacina e o número de vacina/ampola utilizado. Esta vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque (filhotes menores de 3 meses e, portanto, sem a primeira vacina, só serão embarcados com autorização expressa do veterinário);
  • Atestado sanitário emitido pelo médico veterinário. A validade do atestado é de 10 dias a partir da data de emissão.
Vôos internacionais
Mesmos documentos para vôos nacionais, mais:
  • Certificado Zoo Sanitário Internacional (CZI ) – válido por 10 dias a partir da data da emissão.
    Laudo de Sorologia Anti-Rábica para países da Europa: envio de amostra de sangue para um dos dois laboratórios credenciados pela União Européia UE, no Brasil. É necessário aguardar 90 dias entre a data da coleta do sangue e o embarque do animal.
Tomando todos os procedimentos necessários, você garante uma viagem segura para o seu animal e os demais passageiros.
Anúncios

11 comentários em “Vou viajar, e o meu cãozinho?

  1. Gostaria de uma dica..uma ajudar grande…
    vou viajar pela avianca no dia 8 de maio com minha cachorrinha, só q não to conseguindo encontrar o kennel com as medidas q a empresa exige 26x26x40, ate tentei encomendar, mas o pet shop disse q não fabrica mais nessa medida, encontrei uma caixa de 32x32x46, será que posso levar nessa, será q a avianca me impedirá de embarcar com minha cachorrinha, e outra coisa, essas caixas são mto pesadas, se passar algumas gramas, tipo 5, 500kg, o que eu faço…me ajudem…………..

    • Boa tarde, Sueli!
      A Avianca transporta o animal somente na cabine, junto ao passageiro e, para isso, o kennel precisa caber exatamente no espaço aos pés da poltrona. Essa medida que você encontrou não será aceita. Veja essa opção do Pet Center Marginal, eles entregam em todo o país: http://www.petcentermarginal.com.br/product.aspx?idProduct=0502795
      Quanto ao peso, o correto é que não ultrapasse o 5Kg. A companhia pode sim impedir de embarcá-la caso seja ultrapassado, mas você pode ter a sorte de ser atendido por alguém que não seja tão rigoroso e autorize o embarque. Isso, claro, se essa diferença não for tão grande!

    • Olá, Laiz! Infelizmente, as regras da Gol não aceita o transporte de algumas raças, e o Pug Chinês é umas delas. Neste caso, deverá comprar a sua passagem com alguma companhia aérea que não tenha essas restrições.

  2. Boa tarde.Gostaria de uma ajuda….eu vou viajar de Fortaleza para São paulo no dia 03/12 pela avianca com os meus três filhos que são mudo apegados a minha cachorrinha, eu encontrei um kennel na medida de 26x26x47 e eu pesei a minha cachorrinha junto com kennel e deu 5,500Kg,mais passa pouca coisa das medidas que avianca exige,sendo do kennel apenas 7 centímetro e o peço 500 gramas.Sera que eu corro o risco de não embarcar com a minha cachorrinha?

  3. ristiane, vc corre o risco de nao viajar. recentemente eu consegui embarcar com minha gata mas foi preciso muita conversa e ate perder um pouco a paciencia com eles para que permitissem nosso embarque. Solicite com muita antecendencia mesmo que eles falem que eh so com 48h de antecendencia do voo. O meu conteinter ou kennel eh muito maior que o seu mas o peso estava dentro dos padroes. Eu vou encomendar um kennel com as medidas que a avianca pede pq sempre da problemas, mas sempre embarquei. Mesmo assim va la no aeroporto com a kennel e pergunte eh melhor resolver isso com antecendencia.

    ah, e a Avianca so permite 1 animal por voo, nao 2 como dix no texto acima.

  4. oi gostaria de viajar com minha cachorrinha ela é de porte médio e esta pesando 5,900 k mais a caixa de transporte que é para o tamanho dela vai passar de 5k vou viajar pela companhia azul que disse pelo telefone que só aceitam até 5k ai o que faço ela pode ir na bagagem?

    • Olá, Erica!

      De acordo com a Azul, a companhia “não transporta animais no porão da aeronave, pois o mesmo não é preparado para esse tipo de transporte, não tendo ventilação”.
      Portanto, pela Azul sua cachorrinha não poderá embarcar. Mas há outras companhias que oferecem esse tipo de serviço, como a Tam e a Gol.

  5. Vou viajar provavelmente mês que vem e eu tenho uma gatinha filhote e outra com pouco mais de 5 quilos (sim ela só come e dorme!) e eu gostaria de viajar pela a Azul mas não sei se deixarão nós entrarmos com a maior me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    D:

    • Olá, Jessy!

      Infelizmente, a Azul determina que o animal mais a caixa de transportes devem pesar até 5 kg. O que você pode fazer é procurar por outra companhia. A Tam, por exemplo, aceita até 10 Kg para transporte na cabine. A Gol não transporta animais na cabine, mas permite até 30 Kg no porão do avião.

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s